terça-feira, 26 de maio de 2009

O LEITOR - um filme impecável...

Olá


Neste final de semana, além do Sim Senhor, eu assisti a mais dois filmes: Um Faz de Conta que Acontece e o Leitor. Dentre os dois eu preferi comentar O Leitor que é um filme mais completo e com mais história para ser discutida.

Sinopse: Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

De início o filme mostra a paixão avassaladora que o garoto Michael sente por Hanna, no entanto, em seus encontros amorosos, pouco um sabe sobre a vida do outro. Hanna e Michael passam muito tempo juntos, ora namorando, ora lendo. Na verdade, é ele quem lê para ela livros como "A Odisséia", daí vem o título do filme.
No decorrer do filme, alguns segredos são revelados da vida de Hanna Schmitz, segredos estes que envolvem campos de concentração e crimes cometidos pelos nazistas na segunda guerra mundial. Mas além desses segredos, Hanna esconde um segredo ainda maior que poderá custar sua liberdade.

É uma história de amor muito bonita que durou apenas um verão, mas que marcou a vida dos dois completamente. No entanto, no decorrer da trama, o filme se transforma em um drama muito triste. É difícil imaginar as atrocidades que ocorreram na segunda guerra e o quão culpados são as pessoas que trabalhavam nos campos de concentração.

É um filme MUITO BOM. Vale muito a pena conferir, principalmente para ver a atuação da Kate Winslet, que ganhou o seu primeiro Oscar pela interpretação neste filme. O filme choca as vezes e nos faz pensar o que as pessoas são capazes de fazer para esconder um segredo. EXPLICA MAS NÃO JUSTIFICA! (essa foi a minha opinião sobre os acontecimentos da história/copiei a frase da Renata, uma amiga que trabalha comigo).

Confira o trailer abaixo:

11 comentários:

  1. Olá, acredita que não encontro O leitor na locadora, está sempre locado. Como você consegue alugar lançamentos em final de semana, aqui é impossivel, só reservando mesmo.

    òtimo Post, adorei e me deixou com mais vontade de ver o O Leitor.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. oi, altieres, tudo bem?

    como vc está sempre lá no mundo animado e eu gosto bastante do seu blog, coloquei um link lá para vc, de coração!

    bjos
    shirley

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi este filme.

    Mas adoro Stephen Daldry.

    Cumps.
    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi, mas obviamente que não me pode escapar... :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não o achei extraordinário mas tem alguns pontos de interesse que valem a pena verificar. Gostei da abordagem à personagem de Winslet.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O LEITOR é um filme que defino como surpreendente. Daqueles que a gente não dá nada e acaba gostando, sabe?! Começarei analisando a parte técnica do longa - geralmente começo pelo roteiro ou atuações. A principal virtude técnica de O LEITOR é a sua excepcional fotografia. Tão presente e marcante, que fez das cenas um deleite para os espectadores. Com tomadas bem pensadas, a "fotogenia" ilustrou de forma gloriosa a história. Os responsáveis por isso? Roger Deakins (FOI APENAS UM SONHO) e Chris Menges (NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO), fotógrafos. O figurino também prima e enche os olhos da plateia, com vestimentas simples, porém significantes em cada sequência exibida.

    Mas, infelizmente, a técnica não foi só benéfica. A maquiagem, por sua vez, deixou a dever. A coisa mais primária nos tempos modernos do cinema é maquiar alguém para que se pareça idosa. Mas foi justamente neste princípio cinematográfico que O LEITOR pisou na bola. Nada que comprometa demais o resultado final. Mas ainda assim, fica o registro.

    SORO: fotografia; direção; roteiro; figurino; trilha sonora; produção; direção.

    VENENO: maquiagem.

    NOTA (0 a 5): 4
    ****

    ResponderExcluir
  7. Oi Altieres. O Leitor foi o filme que menos me impressionou entre os 5 do Oscar. Talvez pela narrativa, propositalmente fria, mas não me envolveu, mas não deixa de ser um bom filme, realmente. abração.

    ResponderExcluir
  8. vou ver se acho este filme na locadora
    na verdade ainda não quis assistir por preferir ir procurar o livro primeiro... mas tempo vai tempo vem... acabei indo atrás de outros livros e esse ficou na fila de espera. o bom eh q sempre tem o q ir procurar ou ver.
    abraço, vou conferir o trailer agora

    ResponderExcluir
  9. eu achei interessante, mas não me comoveu mt. acho q o filme eh dirigido de uma maneira um tanto fria demais, não sei...

    a kate winslet provavelmente fez o melhor papel da sua vida. ela interpetou uma personagem sofrida, mas introspectiva, oq é uma coisa dificil de se fazer com competencia.

    ResponderExcluir
  10. Amo esse filme!!
    É o melhor do ano passado e não há quem me convença o contrário!
    Flw!

    ResponderExcluir
  11. Este filme foi uma surpresa, uma boa surpresa. Gosto muito dele e aconselho a todos.

    ResponderExcluir