domingo, 12 de julho de 2009

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO e DÚVIDA: ótimos filmes, como já era de se esperar...

Olá

Me desculpe pela falta de post, mas é que nas últimas semanas não tive tempo para assistir filmes. Estou com vários título e prometo que assim que conferi-los os comentarei aqui no Tomada 7. Na verdade na semana retrasada eu assisti o Transformers, mas como não tinha muito o que falar (quem viu o filme sabe do que se trata) fiquei sem comentar mesmo :)

Ah recebi dois selos esses dias tbém. Logo os publicarei em meu blog!

Então, ontem e hoje consegui assisti a dois filmes e os dois atingiram a minha expectativa. Ambos muito bons, gostei muito e RECOMENDO... Vou comentá-los na ordem do que eu mais gostei.

1º filme: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO ((The Boy in the Striped Pajamas, Inglaterra, EUA, 2008)

Sinopse: Bruno, de oito anos de idade, é o filho de um oficial nazista cuja promoção leva toda família a deixar sua confortável casa em Berlim para seguir para uma área isolada onde o menino solitário não tem o que fazer e nem com quem brincar. Muito entediado e movido pela curiosidade, Bruno ignora as recomendações da mãe de não explorar o jardim dos fundos e segue para a fazenda que ele viu a certa distância. Lá ele encontra Shmuel, um menino da sua idade que vive uma existência paralela e diferente do outro lado da cerca de arame farpado.

Filmes sobre os horrores do nazismo e sobre a segunda guerra existem aos montes, mas este é um pouco diferente, pois vemos a guerra do ponto de vista de uma criança de 8 anos - cheia de inocência e alheia ao preconceito, ao ódio e a violência que cercaram esse triste período da história alemã e mundial, onde os judeus eram levados aos campos de concentração e exterminados como animais.

Bruno na verdade não entende o que é aquilo, ele pensa que é uma fazenda, porém logo percebe que tem algo estranho com os seus moradores, pois todos usam pijamas listrados. No decorrer do filme, Bruno conhece Shmuel (uma criança judia) que vive no campo de concentração, ele o ajuda a refletir sobre o mundo adulto ao seu redor. Os encontros frequentes entre os dois garotos se transforma em uma amizade com conseqüências devastadoras. ÓTIMO FILME!!! É horrível imaginarmos que isso realmente acontecia e num período nem tão distante da nossa história. UMA PENA.

Ah: fiquei sabendo que é uma adaptação de um livro homônimo do escritor John Boyne e que o filme tem muitas diferenças do livro. Assim, fiquei curioso em ler o livro também.

2º filme: DÚVIDA (Doubt, EUA, 2008)

Sinopse: a Irmã Aloysius (Meryl Streep), diretora com mãos de ferro da escola St. Nicholas no Brox, desconfia do excessivo interesse do vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) por um jovem estudante negro. Ambos entram em um combate verbal violento para esclarecer o caso.

Este filme é uma adaptação da peça que rendeu o prêmio Pulitzer ao dramaturgo John Patrick Shanley e recebeu 5 indicações ao Oscar. Como pode-se notar pela sinopse, a história em si é muito simples, mas é essa simplicidade que faz o filme tão interessante. São pequenos momentos, dos quais o filme está repleto, que marcam os expectadores.

O título diz tudo sobre o filme, pois quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre a atitude suspeita do padre Flynn em relação a Donald, o único aluno negro da escola, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Mesmo sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.

O ponto forte do filme é a atuação do grande elenco e o enredo que nos remete a dúvida em si que percorre toda a trajetória da história. Em certos momentos nos convencemos que a irmã Aloysius está certa, porém em outros o padre Flynn parece bastante verdadeiro. Não falarei mais sobre o filme, pois tudo o que eu disser soará como spoiler. Cada um que conferir poderá tirar suas próprias opiniões. EU JÁ TENHO A MINHA!!!

ABRAÇOS E ATÉ MAIS =D

21 comentários:

  1. Oi Bruno!

    Me lembro que sempre me senti atraido pelo livro "O menino de pijamas listrados", mas nunca me interesse em saber sobre o q era...ai eu soube do filme e até hoje nem li livro nem vi filme...mas to louco pra ver e ler!

    Dúvida merece ser visto pelo menos pelo elenco que é excelente!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tinha uma espectativa que seria muito bom e conferi o filme nesse fim de semana, adorei o Menino do Pijama Listrado e sim é realmente uma adaptação do livro, mas o livro com sempre é melhor...quero pegar o Duvida e volto para comentar bjão!

    ResponderExcluir
  3. Revi, Dúvida esses dias e gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Todo muito fala bem de "O Menino do Pijama Listrado" e é um filme que ainda preciso ver, mesmo que o tema não me interesse muito...

    ResponderExcluir
  5. Tudo bom, Altieres?

    Pois é... o livro é bem diferente mesmo. Há quem diga que a alma do livro não está no filme, mas eu sempre considero duas coisas diferentes. Gosto de ambos, cada qual do seu jeito. Sobre o tema, tem um filme do Spielber, Império do Sol, que tbm trata de uma guerra pela ótica de uma criança e que gosto bastante. Foi a estréia de Christian Bale no cinema, com menos de 10 anos. Vale a pena!

    Há braços
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Olá Altieres,

    Estou com muita vontade de assistir estes dois filmes!

    Apesar de ser um tema muito triste e aflitivo, gosto de longas que tratam sobre o nazismo, como "A Lista de Schindler" e "Anjos da Guerra". Tenho certeza que também vou gostar de "O menino do pijama listrado".

    Quanto ao filme "Dúvida", acredito que deve ser realmente muito bom e interessante... Tramas que falam sobre o Catolicismo nos EUA sempre me atraem bastante!

    Obrigado pelos comentários lá no Anexo Secreto! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Altieres! ou Bruno? Como prefere? hehehehe
    Então..."O menino de pijamas listrados" está na minha lista de filmes a serem vistos. Mas confesso que estou enrolando porque acho que deve ser muito triste. E filmes tristes muitas vezes me deixam também triste..então prefiro deixar para assistir num momento apropriado...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Os dois filmes são maravilhosos! :)

    ResponderExcluir
  9. Assisti "Dúvida". Um filmaço!!! Uma obra que se apoia em elementos como direção, roteiro e elenco e que dialoga profundamente com "Dom Casmurro" e "Desejo e Reparação".

    Quero ver esse "O Menino do Pijama Listrado".

    ResponderExcluir
  10. Não vi nehum ainda. Mas Dúvida eu vou conferir essa semana ainda.

    ResponderExcluir
  11. O primeiro não vi, mas está na lista.

    Vi 'Doubt', um filme marcado pelas fortes interpretações. É essa a grande valia da fita. Na minha óptica, o argumento poderia ser mais ambicioso. Não deixa, por isso, de ser um bom filme, claro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Altieres!
    Finalmente uma atuaalização..hehe..passei aqui outras vez, mas ñ tinha novidades, mas eu sei como é essa falta de tempo, eu queria atualizar o meu todos os dias, mas ñ é possível!
    Vi ambos filmes e gostei dos 2!
    Kra, "O Menino do Pijama Listrado" é excelente, q final aquele hein?, poxa, arrebatador e impactante. nota 9.0!
    "Dúvida" é bem bom, filme com ótimas atuações do elenco, tá todo mundo excelente, ñ foi atoa q teve várias indicações nesse aspecto, o roteiro foi bem escrito em relação ao título do filme na reflexão q passa pro espectador analisar os fatos, filme interessante! nota 7.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruno!!

    "O menino do pijama listrado" deve ser muito bom mesmo, pelo que você contou...

    E se você gostou do filme, com certeza, o livro também é ótimo! Me interessei...

    Beijos!!

    Regina - Cinema Paradiso

    ResponderExcluir
  14. Só vi "Dúvida" e realmente é um ótimo filme, que fala sobre as consequências da dúvida, mesmo na religião. Quero muito ver "O Menino do Pijama Listrado".

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  15. opaa
    duvida eh fenomenal o outro nao vi ainda mas estou para ver..segunda guerra eh otimo no cinema hehhe

    http://publicandobr.blogspot.com/2009/07/famosa-imagem-de-humphrey-bogart.html

    ResponderExcluir
  16. São dois filmes que tenho muito interesse em assistir. Estão na minha lista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Oi!Ei ainda não vi o filme,mas li "O menino do pijama listrado"e devo dizer que amei!!!!O único problema ,que inclusive vc citou no post do Harry Potter(Qur confesso li todos tbm),é que o filme nunca chega aos pés do livro...infelizmente nos decepcionamos na maioria das x...

    ResponderExcluir
  18. Oi eu também adorei o filme (O menino do pijama listrado)Mas eu gostaria de saber se ele recebeu algum OSCAR?

    ResponderExcluir
  19. Não e um dos melhores filmes que eu vi chega a ser um dos piores mais uma coisa esse filme tem, ele e muito triste qualquer pessoa que o sistir vai chorar.

    ResponderExcluir
  20. eu olhei o filme mas eu nao reparei no significado da aguia no portao da 2° casa do soldado alguem pode me responder?

    ResponderExcluir
  21. o melhor filme da minha vida é O MENINO DO PIJAMA LISTRADO... mesmo que no fim eles merrem juntos, é muito lindo fiquei muito emocionada.....

    ResponderExcluir