quinta-feira, 18 de junho de 2009

O EXTERMINADOR DO FUTURO: a salvação - poderia ser: o resgate


Olá

Ontem, depois de adiar muito, consegui conferi o Exterminador do Futuro 4: a salvação nos cinemas. Mas antes de falar sobre o que eu achei do filme eu vou comentar o que muito eu li, tanto nos sites especializados quanto nos blogs que eu acompanho, a respeito desse filme.

Muito se falou que o filme não é bom, tem um enredo fraco, muitos detalhes da história ficaram esquecidos, a atuação do Cristian Bale não é das melhores, o personagem John Connor não é do jeito que imaginavamos nos outros filmes e como consequência, uma continuação seria perda de tempo. Realmente concordo com parte de muitas dessas críticas, mas de modo geral o filme me agradou muito.

Sinopse: Passado no pós-apocalíptico ano de 2018, O Exterminador do Futuro - A Salvação (Terminator Salvation) é estrelado por Christian Bale como John Connor, o homem predestinado a liderar a resistência humana contra a Skynet e seu exército de robôs Exterminadores. Mas o futuro no qual Connor foi criado para acreditar é parcialmente alterado pela chegada de Marcus Wright (Sam Worthington), um estranho cuja última memória é a de estar no corredor da morte. Enquanto a Skynet prepara seu massacre final, Connor e Marcus embarcam numa odisséia que os levará até o coração das operações da Skynet, onde eles descobrirão o terrível segredo por trás da possível aniquilação da raça humana.

Como a história inteira gira em torno do resgate de Kyle Reese (pai de John Connor) das garras da Skynet, este filme poderia se chamar Exterminador do Futuro 4: o resgate. Mas enfim, as cenas iniciais são de muita ação, assim como no decorrer do filme. Não vou me aprofundar nos detalhes para não estragar a surpresa dos que ainda não viram. Mas o que eu pude ver é que o diretor McG gosta muito de cenários reais, as imagens no deserto são ótimas e as sequências de perseguição, tanto de caminhão quanto das naves exterminadoras são de tirar o fôlego.

Sendo cinéfilo, eu tento me colocar no lugar dos personagens dos filmes que assisto. Viver em um mundo dominado pelas máquinas onde as pessoas têm que se esconder para sobreviver com certeza é terrível e é isto que nos choca no filme. Vemos pessoas presas como animais e outras senso abruptamente puxadas pelos grandes robôs exterminadores.

Christian Bale como John Connor não surpreende e as vezes soa até como falso. Mas ele consegue cumprir seu papel no filme. No entanto, o personagem que chama mais atenção é o novato Sam Worthington que vive (SPOILER, se quiser ler continue a frase ao lado) o robô híbrido - metade humano/metade máquina - Marcus Wright. Ele tem um papel fundamental para o decorrer da história e o seu desfecho.

O que sentimos no final do filme é um gostinho de quero mais e certa decepção, e alívio ao mesmo tempo, por saber que a história não acaba alí. Com relação a viagem no tempo, realmente esse filme não aborda nada disso, mas com certeza nos próximos esse tema será melhor abordado.

Falar que é o melhor filme de Terminator é bobagem, todos sabemos o quanto o primeiro e o segundo filme são superiores as suas sequência. Qualquer comparação com os filmes anteriores seria inevitável, mas mesmo assim McG conseguiu dar um novo gás a franquia, fazer um filme novo - com idéias antigas, é claro - que conseguiu agradar a nova geração de fãs que não conheciam ou conheciam em parte a franquia Terminator.

Estão previstos mais dois filmes para formarem uma nova trilogia de Terminator, se assim acontecer, Christian Bale já está confirmado nas sequências. Estou muito ansioso e feliz por essa história não acabar, assim podemos futuramente continuar conferindo a batalha dos Exterminadores e a Skynet contra a raça humana e os integrantes da resistência.

Como fã: GOSTEI MUITO DO FILME E RECOMENDO... Como fã também: EXIJO MAIS PARA OS PRÓXIMOS FILMES e uma batalha corpo a corpo, ou seria corpo a máquina, de um exército de pessoas contra um exército de robôs exterminadores - seria muito legal!!!! (rsrs)

PS: Notei já a algum tempo que os donos dos blogs que eu acompanho normalmente respondem as comentários dos leitores no próprio link destinado a comentário. Gostei disso e a partir desse post também vou aderir a este método.

Até mais =D

Confiram o trailer do filme abaixo:

24 comentários:

  1. Olá Altieres

    Junto com a Cris e a REgininha a gente faz o blog Cinema Paradiso e sempre vi sua presença sempre importante por lá e, por isso, resolvi vir conhecer seu blog e virei seu seguidor, tudo bem?

    Gostei dos seus coments sobre o Terminator, a mitologia é muito boa e deve permanecer até porque, é muito rentável!

    Vai ser díficil superar os dois primeiros, o original então é soberbo e ele deu inicio a uma nova forma de ação no cinema, a ininterrupta, deixando os espectadores sem fôlego... lembro da apreensão dentro do cinema, dava para cortar a tensão com uma faca, e Schawarzenegger estava simplesmente imbativel neste filme original do Terminator.

    Concordo contigo que a franquia ainda dá para render bons filmes, desde que seja colocado diretores de qualidade na batuta e arrumado roteiros mais interessantes. ainda não vi este Terminator 4 mas estou ansioso para vê-lo.

    Um abraço! Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito deste estilo de filme , mas tenho escutado boas opiniões sobre ele . Qualquer hora dou uma conferida !

    Abraços .

    ResponderExcluir
  3. Gostei de algumas cenas de ação e do elenco (principalmente o Worthington). Mas de resto achei bem fraco.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bom, vou tentar assistir esse no cine :)

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Gilberto
    Realmente eu gosto muito do blog de vocês, o Cinema Paradiso sempre tem umas dicas de filmes bem interessantes. Sobre Terminator, quem dera eu tivesse visto o primeiro filme no cinema - deve ter sido uma experiência incrível - mas como só tenho 22 anos não tive a oportunidade (rsrs). Veja sim o quarto filme para você a sua opinião.

    Gabriel
    Se você não curte ou nunca viu nenhum dos filmes eu o aconselho a assistir o primeiro, se você gostar continua. Mas o primeiro e o segundo são os melhores. ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR.

    Bruno
    Realmente as cenas de ação e o Worthington são as melhores coisas do filme. McG tem muito o que aprender ainda como diretor.

    Os melhores filmes do mundo
    Assista sim e depois nos dê sua opinião. O cinema é o melhor lugar para se ver filmes de ação.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários!
    Até mais =D

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conferi nenhum dos filmes da série!

    ResponderExcluir
  7. Este filme não conseguiu me agradar. Acho que, apesar das ótimas cenas de ação, falta certa identidade ao longa. Nem parece que estamos assistindo à sequência de uma franquia super bem sucedida do cinema.

    ResponderExcluir
  8. valeu a dica... estava em duvida se valeria a pena assistir essa continuação!

    http://infocasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom ver alguns comentários seus. Cada vez mais, preciso ver esse filme, mas acabo sem tempo para isso. Sou fá da série, dos filmes (mesmo o terceiro) e quero muito seguir essa sequencia. Quem sabe consigo.

    Ótimo post! Parabéns!
    Há braços
    Paulo

    ResponderExcluir
  10. Olá, amigo!!

    Acho um exagero dizer que o filme é péssimo... Também não chega a ser excepcional, mas tem sim, seus méritos... No geral, eu gostei!

    A história toda, desde Terminator I, é muito original e criativa... e a gente sempre fica querendo saber o que vai acontecer nos próximos filmes...

    Grande abraço, muito obrigada pelo seu comentário lá no nosso espaço!!

    Tenha um ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos

    Cleber
    Vou lhe dar o mesmo conselho que dei para o Gabriel: assista o primeiro filme, se gostar continue =D

    Kamila (cinefilapornatureza)
    Discordo de você, esse filme não deve ser visto como uma simples sequência e sim como um início de uma nova trilogia. Reintero: não é o melhor, mas vale a pena!

    Wagner
    Eu gostei, mas assista e depois nos dica sua opinião. Vou acessar seu blog.

    Paulo
    Obrigado pelos elogios. Se você é fã da série - como eu - com certeza vai gostar desse filme. Confira e depois nos diga o que achou.

    Regina
    Concordo com você plenamente. O filme não é excepcional, mas também não é péssimo como muitos andam dizendo. Superar o Terminator I será difícil, mas quem sabe um dia James Cameron não volta a franquia.

    Obrigado a todos pelos comentários
    Abraços e até mais...

    ResponderExcluir
  12. Ainda não assisti, mas sou fã da série.
    Vou conferir e tenho certeza que vou gostar. A curiosidade de ver sequência da história e ainda ter o ótimo Christian Bale no papel principal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá
    depois de muuuito tempo, voltei a postar em meu blog...
    ... bem, fiquei muito feliz em saber q o filme não é descartavel.. até hj não fui assistir por medo em me decepcionar, afinal, hj em dia se tem tido muitas sequencias, remakes, adaptações... e pouca imaginação para coisa nova.. essas sequencias e remakes, acabam muitas vezes estragando o filme...
    mas pelo q vc falou, parece que o que nos primeiros filmes ficou mais vago, como uma visão mais clara do futuro com as maquinas, será mais esplorado agora..

    assistirei com certeza

    ResponderExcluir
  14. Altieres, ainda não vi esse filme. não deve ser de todo ruim, como muitos ja falaram. mas não sei se vejo esse nos cines. abraço :)

    ResponderExcluir
  15. Olá Altieres, eu curto os filmes do exterminador, mmais só os dois primeiros, que são os melhores. Estou querendo ver este, afinal sou uma fã de Ficção científica, e mesmo o filme tendo seus defeitos, não vou deixar de ver quando sair em dvd.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Hugo
    Se você é fã da série como eu, com certeza vai gostar.

    Poupée
    Que bom que voltou. Concordo com você, muitas sequências ou remakes estragam o filme. Mas fique tranquila, apesar de este não ser o melhor filme da franquia eu também não o considero o pior. Uma sequência de Terminator viria de qualquer jeito, mais cedo ou mais tarde.

    Jeniss
    O filme tem seus defeitos, mas também têm muitas partes a serem elogiadas. Confira e depois me conte o que achou.

    Thiago
    Este filme está cheio de novos robôs, tem até umas motos exterminadoras, para quem gosta de ficção científica é um prato cheio. EU ADORO!

    agradeço a todos pelos comentários
    abraços e até mais =D

    ResponderExcluir
  17. Oi Altieres,

    vim conhecer teu espaço, gosto muito das tuas visitas e dos teus comentários...
    Seus post estão bem interessantes, mas o Exterminador I no cimena olha...rs foi demais...do mais eu amei essa figura do cara com o porquinho comendo pipoca e vendo filme...rs

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Cris
    Eu também adoro o blog de vocês. Deve ter sido mesmo muito emocionante ver Exterminador I nos cinemas, quem dera se eu pudesse viajar no tempo =D.

    Airton
    Que bom que vocÊ gostou. Fiz minha as tuas palavras.

    Abraços aos dois e até mais.

    ResponderExcluir
  19. Eu estou super afim de ver este filme Altieres! Sou da geração do primeiro, que considero o melhor filme da série. Não tenho altas expectativas, mas acho que será uma boa diversão!
    Sabe que eu geralmente, também sempro vou na maré contrária das críticas em geral...
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente o filme ficou aquém das expectativas. Creio que não estiveram envolvidas as pessoas mais correctas para o projecto. Como disseste e bem, exige-se mais para os próximos filmes.

    AAbraço

    ResponderExcluir
  21. Com uma qualidade técnica fora de série, O EXTERMINADOR DO FUTURO: A SALVAÇÃO é um colírio para os olhos. Sequências muito bem planejadas e executadas, locações paradisíacas, efeitos visuais de primeira e uma fotografia satisfatória. Em vários momentos, o filme me fez lembrar as sequências de FILHOS DA ESPERANÇA. O som também é muito bem utilizado, seja no barulho ou até mesmo no silêncio. E a trilha sonora acompanha as cenas com perfeição, complementando-as. As atuações, por sua vez, são medíocres, mas não comprometem o resultado final da película, que foi extremamente surpreendente - positivamente falando. Temos que lembrar que a franquia sofreu uma metamorfose com a saída de Arnold Schuzenneger e o ingresso do talentoso Cristian Bale. Mas vou contar um segredinho: Schuazzeneger faz uma pontinha no filme, que valeu pela saga toda. Por fim, a direção de McG foi positiva ao propor entretenimento e agradar pela tecnologia de ponta utilizada na produção e um roteiro que sustentou muito bem o projeto, com arguições consisas e exagerando concientemente e na dose certa em algumas cenas de ação.

    SORO: som; sequências; edição; produção; trilha sonora; locações; efeitos visuais; direção.

    VENENO: atuações; erros de continuidade.

    NOTA (0 a 5): 4,5
    ****

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruno! Pelo visto não se decepcionou com o filme heim...

    Já foi ver transformers?

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá

    KA
    Se você não for com grandes expectativas, como eu, com certeza vai se surpreender. O filme tem diversas cenas ótimas =D

    Fifeco
    Concordo que se fosse outro diretor talvez o filme seria melhor. Mas não achei o pior de todos, mas assim mesmo espero mais para o próximo.

    Anderson
    Concordo com você, o filme tem ótimas tomadas de ação, consegue sim lembrar um pouco FILHOS DA ESPERANÇA, tanto é que já se especula que o próximo filme se passara em uma Inglaterra devastada, assim como FILHOS DA ESPERANÇA.

    Marcos
    Gostei sim e recomendo. Não vi ainda Transformers, mas já li diversas críticas negativas, pelo jeito ficou bem aquém das expectativas. ESSA SEMANA EU CONFIRO.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários.
    Até mais =D

    ResponderExcluir