domingo, 25 de outubro de 2009

DISTRITO 9, QUARENTENA e A PROPOSTA: cada um agrada no seu estilo.

Olá

Na última semana eu consegui assistir boas obras cinematográficas, cada uma de um estilo diferente. Tem “Distrito 9” para aqueles que amam ficção científica, “Quarentena” para os cinéfilos que adoram thrillers de terror (como eu) e o último filme a ser mencionado é “A Proposta”, uma ótima comédia romântica que une bom roteiro com o carisma dos atores Sandra Bullock e Ryan Reynolds.

1º filme: DISTRITO 9 (District 9, EUA/Nova Zelândia, 2009) – Ficção Científica

Sinopse: Por problemas técnicos, uma nave alienígena chega à Terra e traz consigo centenas de refugiados extra-terrestres que são instalados em uma área de Joanesburgo, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. Mas com o passar de duas décadas, o Distrito 9 se expande de uma maneira descontrolada, tornando-se um lugar marginalizado e com condições péssimas de saneamento e habitação. Dessa forma, o governo resolve agir e contrata a MNU, uma empresa que tenta controlar os alienígenas, forçando-os a se retirarem para campos de concentração. No entanto, um funcionário da MNU é contaminado, tornando-se um ser híbrido (com DNA humano misturado ao alienígena) capaz de manusear as armas alienígenas.

Este ótimo filme de baixo orçamento vem gerando grande polêmica, principalmente na África, pois os acontecimentos retratados no filme estão sendo comparados ao período do Apartheid, um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. É mais ou menos o que acontece com os alienígenas, pois suas vontades e necessidades em nenhum momento são levadas em conta, de forma que são tratados pelos humanos como seres inferiores e de baixo intelecto, ficando isolados na grande favela de Joanesburgo.

O filme aborda o racismo e o preconceito de forma explícita, exigindo do expectador um senso crítico inigualável no que diz respeito a comparação com outras formas de preconceitos e discriminações. O ser humano é de fato um ser preconceituoso. Em toda a história da humanidade nos deparamos com períodos em que povos ou pessoas foram descriminados, tanto por sua cor de pele, como por suas origens, como os negros e os índios na época da escravidão e os judeus durante a Segunda Guerra.

No começo o filme mais parece um documentário, mostrando entrevistas com pessoas que comentam a “invasão” alienígena e como este fato foi tratado pela comunidade internacional. O filme tem uma abordagem política/social muito forte, mas é sem dúvida um filme de ficção científica, pois está repleto de elementos do gênero: seres extraterrestres, armas a laser, robôs e naves espaciais.

Mas o mais importante é que “Distrito 9” nos faz refletir: o que realmente aconteceria caso acontecesse um evento semelhante na Terra? Não sei, mas acredito que seria muito parecido com o que é apresentado no longa.

2º filme: QUARENTENA (Quarantine, EUA, 2008) - Terror

Sinopse: Uma repórter de TV e seu cameramam são designados a passar a noite na central do corpo de bombeiros de Los Angeles. É quando vem uma chamada, e eles seguem para um prédio no subúrbio. Logo descobrem que uma moradora foi infectada por um vírus desconhecido. Outros residentes também sofrem ataques, e assim as pessoas entram em pânico. Todos começam a fugir e a polícia e o corpo de bombeiros colocam o prédio em quarentena - mesmo sabendo que ainda há pessoas lá. A única evidência do que está acontecendo fica gravada no equipamento de filmagem que foi deixado la dentro.

Pode-se dizer que o cinema hollywoodiano está ávido por filmes estrangeiros que primam pela originalidade, principalmente filmes de terror. Não é a toa, que já temos diversas refilmagens de filmes coreanos e japoneses, como “O Chamado” e “O Grito”. Agora, mais recentemente, por causa do grande sucesso de “REC” um filme espanhol, já era de se esperar ter uma refilmagem no melhor/pior estilo hollywoodiano. Mas não é que deu certo e o filme ficou muito bom, pelos menos de certa forma.

A proposta do original foi mantida: explorar um clima de documentário, estilo A Bruxa de Blair. No entanto, a personagem vivida por Jennifer Carpenter, ao contrário da personagem de Manuela Velasco no original, sofreu algumas mudanças importantes que diminuem a essência de “Quarentena”. Em “REC”, a intrépida repórter busca constantemente narrar o ocorrido no prédio, de forma a ignorar o perigo, pois seu objetivo principal é ter uma ótima matéria, tanto é que ela fala toda hora: “Você está filmando isso Pablo?”. Já em “Quarentena” o senso jornalístico da repórter diminuiu, ela também tem uma postura mais ativa no sentido de ajudar aos outros dentro do edifício.

Mas apesar das mudanças, “Quarentena” conseguiu me agradar da mesma forma que “REC” me agradou, os dois são ótimos filmes, mas claro, se fosse para escolher um ou outro, sem dúvida em ficaria com a originalidade e o realismo de “REC” que está prestes a ganhar uma seqüência.

3º filme: A PROPOSTA ( The Proposal, EUA, 2009) – COMÉDIA ROMÂNTICA

Sinopse: Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma uma chefe dominadora que, de repente, se vê em vias de ser deportada para o Canadá. É quando lhe surge a idéia de propor casamento ao seu assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds) e assim conseguir um visto de permanência nos Estados Unidos.

Eu achei o filme muito engraçado, pois o simples fato de uma chefe linha dura em que todos a odeiam no escritório, resolve mentir dizendo que está noiva de seu assistente pessoal, que também não suporta sua arrogância e prepotência, já é no mínimo incomum e hilariante. Mas as cenas mais engraçadas ocorrem na cidade natal de Andrew que fica no Alasca, é La que Margaret conhece a família dele e assim começa a surgir um sentimento verdadeiro entre os dois. Não vou dizer como acaba o filme, mas é óbvio, todas comédia românticas são bastante previsíveis.

16 comentários:

  1. Oi Altieres, somente boas dicas:

    Distrito 9, assisti pelo filme sem saber a crítica que ele fazia, mas no mesmo dia em que vi na estreia descobri a outra visão parei para pensar e achei simplesmente total coerente e bem realizado!!!

    Quarentena, adorei!!! Ainda mais com a atriz que é FERA em atuações de terror: Jennifer Carpenter, de O Exorcismo de Emily Rose! Mesmo sem ter assistido o espanhol, acho que preferiria esse remake, falando nisso, toda vez que penso em algum remake vem na cabeça na hora: O Grito e O Chamado, adoro esses filmes, isso que é um terror bom para se ver sempre!

    E A Proposta, já cansei de ver que falam comédia romântica previsível, sei que é, mas com certeza é muito boa, vejo falar que é ruim e tal. Gostei que você gostou, e dá para ver o sucesso no resultado da bilheteria do filme que agradou e para encerrar o nome: SANDRA BULLOCK!

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Ah, só assisti a quarentena...achei os personagens/atores bem sinceros...mas o final, pelo menos pra mim, é desastroso !

    os outros dois filmes são bem tranquilos - a proposta deve ser bem agua com açucar... o que ultimamente tenho evitado. Distrito 9 parece ser um filme bem inteligente em diversos aspectos

    enfim, tento não ter preconceito em relação a esses filmes, todos tem o seu publico, seu objetivo e é preciso compreeender isso !

    abs

    ResponderExcluir
  3. REC é infinitamente superior a Quarentena ... pelo simples fato de ser original. Fora que os atores do filme espanhol realmente são convincentes, coisa que o do filme americano não são. Mais um remake destruidor vem ai ... aguardem a destruição de Deixe Ela Entrar... e sempre me vem a mesma pergunta: Por que não veem os originais ????

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto desses 3, apesar de nenhum ser grande coisa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Altieres,

    Estou passando para te dizer que infelizmente o Anexo Secreto está chegando ao fim e também para agradecer pela ótima e proveitosa parceria durante quase todo o tempo de existência do blog. Muito obrigado!
    Desejo que o Tomada 7 continue assim super interessante e com esse entretenimento saudável.
    Se der passa lá no Anexo pra deixar um último recado.

    Até mais! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Esperava mais de A Proposta, mas até diverte! abs

    ResponderExcluir
  7. Olá Altieres, vi todos esses:
    "Distrito 9" é pra mim até então o melhor do ano, filmaço. nota 9.0!
    "Quarentena" eu até gostei, mas depois q se assiste o original, (REC - muuuuito melhor) td fica meio sem graça num remake, ainda mais quando é de hollywood. nota 6.0!
    "A Proposta" está entre os piores q vi no ano, muito sem graça o filme, ñ gostei. nota 3.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  8. Sumido, tudo bom?
    NÃO TIVE A CHANCE DE CONFERIR NENHUM DESSES AINDA!

    ResponderExcluir
  9. Desses três só vi o "A Proposta" que é muito divertido e engraçado. Adorei o filme, valeu a pena. Abraço \o

    ResponderExcluir
  10. Estou simplesmente louco pra ver Distrito 9...mas ainda não deu...A proposta é engraçadinho, mas não vale uma visita ao cinema...já Quarentena eu ainda não vi e tenho muito receio de ver, pra mim, os filmes de terror perderam a originalidade ha muito tempo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Não vi nenhum dos três. Meu maior interesse está em "Distrito 9", devido à tão comentada inovação dentro da ficção científica. Quanto a "Quarentine", prefiro antes assistir a película original. Sobre "A proposta", não sou um grande fã de comédias românticas...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Distrito 9 é um filme com argumentos incabíveis e que decepcionou bastante, devido principalmente aos efeitos visuais abaixo da média e uma história qualitativamente ínfima.

    ResponderExcluir
  13. soh nao vi a proposta os outros dois sao bons....porem quarentena eh mto melhor hehehhe

    http://publicandobr.blogspot.com/2009/11/arte-de-fazer-estorias.html

    voltei com o blog

    ResponderExcluir
  14. Você foi convidado(a)para ser um(a) aluno(a) da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
    Parabéns!
    Atenciosamente, Alvo Dumbledore.
    Diretor e professor de Hogwarts.

    ResponderExcluir
  15. Você está na Lufa Lufa,parabéns!
    Vá até o link Casas e siga sua mais nova casa, a Lufa Lufa.
    Atenciosamente, Alvo Dumbledore.

    ResponderExcluir
  16. Distrito 9 foi uma grata surpresa! Eu, que não curto muito sci-fi, fiquei embasbacado com o roteiro, super original, meio kafkaniano. E bem sacada a mudança de paradigma em relação ao contato alienígena.

    Abs!

    ResponderExcluir