segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EVOCANDO ESPÍRITOS e PRESSÁGIO - suspense para todos os gostos...

Olá

Conferi neste fim de semana um filme de terror e outro de suspense. Dois lançamentos que prometem agradar os amantes desses tipos de filme. Apesar de ter gostado dos dois, esperava mais do segundo, mesmo tendo ouvido muitas críticas dele em outros blogs. Mas dentre os dois filmes que comentarei, achei “Evocando Espíritos” superior.

1º filme: EVOCANDO ESPÍRITOS (The Haunting in Connecticut, EUA, 2009) – TERROR

Sinopse: Quando Matt (Kyle Gallner), filho de Sara (Virginia Madsen) e Peter Campbell (Martin Donovan), é diagnosticado com câncer, toda a família precisa se mudar para um local mais próximo da clínica onde realizará seu tratamento. O que a família não sabia era que a casa para onde se mudaram fora usada muitos anos antes como centro de pesquisa de espíritos.

Filmes de terror ou até mesmo suspense não agradam a todos, no entanto, nos deparamos a cada ano com muitas produções cinematográficas desse gênero e até mesmo remakes de clássicos do terror como A Profecia e agora mais recentemente A Hora do Pesadelo.

Evocando Espíritos surgiu de uma história real, onde a família Campbell, ao se mudar para a região norte de Connecticut, se vê envolvida com forças sobrenaturais demoníacas que ameaça a vida de todos, mas principalmente a vida do filho mais velho. No filme este filho se chama Matt e desde sua primeira noite na casa ele começa a apresentar sintomas estranhos, ao mesmo tempo em que tinha visões. De início sua mãe desconfia que seja uma reação ao tratamento do câncer, todavia no decorrer da história vemos que a casa possuía uma história perturbadora que envolvia seus antigos moradores: além da casa ter sido uma funerária, lá eram realizadas sessões de evocação de espíritos, onde o filho do proprietário era o médium que servia de portal para as entidades se comunicarem como o nosso mundo.

Apesar de não acreditar nesse tipo de história, pelo menos não do jeito que é mostrado no filme. “Evocando Espíritos”, assim como o “Exorcismo de Emily Rose”, promete deixar muitas pessoas sem sono.

Mas uma coisa eu tenho certeza ao assistir filmes de terror: JESUS É MAIOR QUE TUDO!

2º filme: PRESSÁGIO (Knowing, EUA/Austrália, 2009) – SUSPENSE

Sinopse: Em 1959 um grupo de alunos enterra uma cápsula do tempo, que apenas será aberta daqui a 50 anos. Porém uma das cartas deixadas na cápsula, feita por uma garota, traz uma série de números aleatórios. Meio século depois a cápsula é aberta e esta carta chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que trata de uma mensagem codificada que misteriosamente prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. Agora John precisa tentar desvendar esse mistério, pois percebe que o que está acontecendo não é uma simples coincidência e sim algo muito maior que envolverá a vida de todos no planeta.

Quando li a sinopse do filme e vi o trailer me interessei muito. Achei super criativa a história, pois prometia mistério e suspense. Coisas que adoro em um filme. Porém o que me deixou preocupado foi o Nicolas Cage como ator principal.

Realmente a presença do Nicolas Cage não acrescentou nada de bom ao filme, pelo contrário, enfraqueceu o longa tornando-o mais um filme catástrofe dispensável. Não que eu não goste dele como ator, mas em muitos dos seus filmes sua atuação é questionável. Mas como disse antes: achei criativa a história. Porém no desenrolar do longa, quando muitas respostas são reveladas, nos deparamos com o quão absurdo o filme se torna. Claro que é uma ficção, no entanto quando vejo um filme de ficção espero que ele prenda a atenção de nós expectadores de uma maneira que faça-nos pensar que aquilo possa vir a acontecer um dia. MAS O FINAL ACABOU COM ESSA MINHA EXPECTATIVA.

Fica então a dica de filmes : )

13 comentários:

  1. Presságio é simplesmente detestavel . Quanto ao outro, só ouvi comentarios negativos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do Nicolas Cage, mais é porque ainda estou preso ao filme: Despedida em Las Vegas, que adoro!

    Sobre esse filmes, não é um gênero que alugo... Mas, talvez eu veja um dia, na TV.

    O Presságio todo mundo críticou o final, e esse primeiro só li que realmente é muito assustador. Porém, preciso de algo mais que isso para alugar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Prefiro a primeira dica , adoro filme de terror ! E considero O Exorcismo de Emily Rose o melhor filme de terror das últimas décadas ! Qualquer hora vou ver este aí .

    Abraços .

    ResponderExcluir
  4. Oi Altieres,

    Fiquei com vontade de assistir a sua primeira dica, "Evocando Espíritos", apesar de não alugar muitos filmes deste gênero. Parece ser um filme digno da definição "TERROR".

    Já sobre o "Presságio" ouvi alguns comentários positivos, mas a história, sinceramente, não me atrai. Ainda mais agora que você disse que o filme tem muitos fatos absurdos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ver Presságio, apesar das críticas negativas que o filme vem recebendo, o trailer me pareceu muito interessante, vou tentar conferir o mais rápido possível. Obrigado pelo comentário no meu blog :D abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá! Então, eu tbem comecei a ler os livros depois de ter visto o filme. O primeiro livro é bem mais interessante do que o filme, ainda não li o segundo, mas pretendo ler tbem antes do lançamento do filme. Abr

    ResponderExcluir
  7. Olá Altieres!
    Tenho em casa pra ver o "Evocando Espíritos", vou ver essa semana, acho q irei gostar!
    O outro eu concordo c/vc, filme q começa bem, parecia ser interessante, mas do meio pro fim, o negócio piora, e o final é um absurdo msm, ñ gostei tbm, o Nicolas Cage precisa mudar de agente urgente, é bomba atráz de bomba!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei dos dois filmes, já escrevi sobre os dois filmes no Cinema paradiso, o primeiro é um terrorzão mesmo, e eu gostei muito de o Presságio, fazia tempo que n me encontrava com um personagem fictício como a Lucinda, adorei-a, ela é uma mistura da menina da família Adams, com aquelas meninhas que pulavam corda na calça no filme do Freddy

    ResponderExcluir
  9. Pensei que era só eu que implicava com o Nicolas CAge, hehehehehe. O cara chato, né...
    Apesar disto, vi o filme.
    Achei cristão demais, isto é, este papo de apocalipse com anjos e tal... não convence (apesar de eu achar que o ser humano já estragou demais o planeta e merecia ser extinto hahahahaha). Só gostei que o escolhido para continuar o mundo foi um vegetariano que gosta de animais, hehehehe. Então eu tenho chance..
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Só assisti "Presságio". O roteiro tem uma trama interessante, mas que se perde em seus próprios meandros. O Nicolas Cage não compromete e a direção do Alex Proyas é excelente, especialmente nas cenas de desastre.

    ResponderExcluir
  11. falaa
    intaum evocando ainda nao vi
    e pressagio eu axei uma porcaria hsuahsuahsu

    passa la nu blog
    abraço

    ResponderExcluir
  12. E aí, tudo bem? Então, "Amanhecer" é o último livro, pelo menos até agora, na verdade é nesse livro que a historia termina, mas a autora estava escrevendo um 5º livro, com a mesma história do primeiro, sendo na visão do Edward. Só que esse livro vazou na internet e parece que ela achou ruim e desistiu de terminá-lo. Essa idéia de 3 filmes é só para ganhar dinheiro, pq acho que só por detalhes, 2 filmes é o suficiente. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Tenho mais interesse em "Presságio" por causa de sua direção. Não espero nada da atuação de Mr. Cage. ;)

    ResponderExcluir