terça-feira, 18 de agosto de 2009

UM ATO DE LIBERDADE - um novo jeito de retratar a perseguição aos judeus...

Olá

Neste final de semana vi um dos filmes que adquiri recentemente: “Um Ato de Liberdade”. Achei que talvez seria mais um filme sobre a Segunda Guerra sem ter nada de novo ou especial, no entanto estava bem curioso para conferir. Ainda bem que me enganei, pois o filme se mostrou inovador e me surpreendeu à medida que a história tomou um rumo que desconhecia sobre a vida de alguns dos judeus naquela época.

FILME: UM ATO DE LIBERDADE (Defiance, EUA, 2008) - DRAMA

O massacre nazista durante a Segunda Guerra não é novidade de ninguém. O holocausto foi sem dúvida um dos momentos mais terríveis do Século XX, totalizando mais de 6 milhões de judeus mortos.

No campo cinematográfico, temos ótimas obras que retratam esse período, como ” A LISTA DE SCHINDLER”, “O PIANISTA”, “A VIDA É BELA”, “O MENINO DO PIJAMA LISTRADO”, “OLGA” e muitos outros. No entanto, a cada ano nos deparamos com novos lançamentos de filmes sobre a Segunda Guerra e a perseguição aos judeus, sendo um deles – lançado nos EUA em 2008 e que mais recentemente saiu nas locadoras brasileiras – chamado “UM ATO DE LIBERDADE”.

Sinopse: Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael Bielski (Jamie Bell) são três irmãos judeus que vivem na Polônia ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Após terem seus pais mortos, eles decidem enfrentar o inimigo e partem em direção a uma floresta na Bielorrússia. Lá, os irmãos Bielski unem-se à resistência soviética e fundam uma vila para proteger centenas de judeus.

Percebe-se pela sinopse que a história do filme gira em torno dos irmãos Bielski – Tuvia (Craig), Zus (Schreiber) e o caçula Asael (Bell). Os três se refugiam na floresta em 1941, depois de terem seus pais assassinados friamente pelo exército. Tuvia prefere se vingar dos alemães sobrevivendo, porém isso não o impede de matar os responsáveis pela morte de seus pais. Já Zus acredita na luta armada. Aí começam as diferenças entre os dois, que no decorrer do longa se agrava.

De um pequeno grupo de sobreviventes, a resistência ganha projeções enormes. A cada dia, mais e mais judeus se juntam ao grupo, fazendo com que a resistência acabe virando uma comunidade com o objetivo de sobreviver. Tuvia se torna o líder nato, salvando o máximo de vidas possíveis, enquanto Zus resolve combater ao lado do exército russo.

É um belo filme, tanto pelo enredo (que é baseado em fatos reais) quanto pela estética (figurinos e fotografia). As atuações também são na medida, emocionando e impressionando nos momentos adequados. Porém, o que mais chama atenção neste filme é o fato dos judeus lutarem contra o exército nazista para sobreviverem. Normalmente vemos judeus esqueléticos e passivos a tudo, aguardando simplesmente a morte ou se escondendo dos soldados. Já em “UM ATO DE LIBERDADE” os judeus pegam em armas e não medem esforços para salvar o máximo de vidas possíveis. Até mesmo as mulheres eram treinadas para lutar.

Há alguns momentos chocantes também, que nos faz refletir que em uma guerra por mais que você sobreviva ninguém ganha – todos perdem. Até mesmo a mais calma e gentil das pessoas pode se tornar um assassino cruel e impiedoso.

Não é uma obra-prima cinematográfica, mas sem dúvida é um bom filme. RECOMENDO MUITO!!!!!!!!!!

Abraços...

23 comentários:

  1. A trilha sonora do filme é muito boa, mas ainda não conferi ele. Espero assistí-lo em breve.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Me deu vontade de assistir! Acho que o nome do filme não me é estranho, mas não assiti. Vou assistir assim que der. Me parece fantástico. Adorei o menino do pijama listrado, O pianista e os outros que vc comentou. E não vou deixar esse de fora. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Está um pouco longe da qualidade dos filmes de guerra ou sobre a incrível odisseia dos judeus na II Guerra Mundial, mas apresenta-se de forma segura e competente. Daniel Craig, a pouco e pouco, vai marcando pontos. De um calmeirão a um actor também vai um passo... :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Se tem, um diretor na qual tenho prazer em detestar nos dias atuais é o Zwick ... afff, como pode alguém estragar tantos filmes?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Altieres!
    Interessante a premissa. É verdade, é um ângulo diferenciado desta trsite parte da história mundial. Vou procurar para conferir. Valeu a dica!
    Bj!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Altieres! Tudo bem? Então, tbem to com vontade de ler o "Lua Nova", mas não sei se vai dá tempo até a estreia :/ e quanto a esse filme, não vi, nao gosto muito do gênero xD só alguns e outros rs. abraço

    ResponderExcluir
  7. tem selo pra você lá no blog. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Altieres,
    Fiquei com vontade de assistir "Um Ato de Liberdade"! Filmes que retratam a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto sempre me atraem, apesar destes temas serem sempre muito tristes!
    Esse novo modo de mostrar a perseguição e a resistência dos judeus realmente deve ser o maior diferencial do filme!
    Pretendo assisti-lo brevemente! Obrigado pela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. O tema me agrade muito. É um filme que está na minha lista de espera.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme na prateleira esse fim de semana. Peguei, mas resolvi não levá-lo. Tenho um pé atrás com Craig e acho que ele possa deixar o filme com uma cara blockbuster demais - o que não seria interessante pelo tema da fita.

    Mas vou dar uma conferida mesmo assim.

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Olá Altieres!
    Tbm gostei desse filme, bem bom msm, os Judeus só se ferram em 99% dos filmes retratados, nesse pelo menos eles lutam pela vida de forma mais digna! Ah, o elenco tá muito bem!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  12. Pra mim é fraco, fraco. Chororô digno de botafoguense. rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Realmente deve ser mto bom esse filme, é uma boa dica vou ver se axo para assistir tbm.


    bjossss

    ResponderExcluir
  14. Você não é a primeira pessoa que rasga elogios ao filme. Estou pensando seriamente em conferi-lo...

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Quero ver ! Este deve ser realmente bom !

    Abraços .

    ResponderExcluir
  16. Olá Altieres
    tudo bem?
    Seu blog é muito legal,gostaria muito que você desse uma passada no meu pode ser?
    Se gostar me segue e logo,claro,seguirei o seu!
    Vamos trocar link do blog também!
    Valeu
    Sucesso

    ResponderExcluir
  17. BLZ Altieres!!!

    Seu Blog é Show, te dei um selo. Parabéns

    Abraço

    Rodrigo M.- do www.cinemarodrigo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Altieres!!

    Eu, particularmente, gosto muito de filmes de guerra e concordo que há vários, muito bons...

    Este, eu ainda não assisti, mas vou anotar aqui, a sugestão...

    Ótima semana para você, beijo!!

    Regina (Cinema Paradiso)

    ResponderExcluir
  19. Valeu por me seguir!!!
    Agora so falta nós trocarmos o link do blog pode ser???

    ResponderExcluir
  20. Opa. Passando pra dizer que tem um selo lá no Portal Cine, te esperando!

    :)

    ResponderExcluir
  21. Já viu o trailer de Inception? Está melhor que o de "Avatar" :D abr

    ResponderExcluir
  22. O filme mais completo sobre o Holocausto, na minh aopinião, é o doc Night and fog, do mestre Alain Resnais. É difícil de achar, mas recomendo.

    Abs!

    ResponderExcluir