quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ÚLTIMO POST DE 2009: Avatar e Ardida Como Pimenta

Olá

Aqui vai meu último post do ano de 2009. Fazendo um balanço, posso dizer que conferi ótimos filmes, descobri blogs muito interessantes e me aprofundei no mundo do cinema, já que iniciei meu blog apenas como um mero apaixonado por filmes. Hoje já sou mais consciente de que fazer cinema envolve bem mais do que o simples entretenimento, pois abrange técnica e comunicação. Cinema é uma indústria que gera bilhões em dinheiro; é uma arte que nos transporta para mundos e acontecimentos do passado, do presente, do futuro e até para mundos irreais; emocionando-nos, divertindo e, sobretudo nos maravilhando com suas imagens. POR ISSO NÃO ME CANSO DE DIZER Q SOU CINÉFILO.

Desejo a todos meu amigos blogueiros um ótimo 2010, com muita saúde, paz, felicidade e, claro, ótimos filmes neste ano vindouro.

Segue abaixo os comentários dos dois últimos filmes que vi.

1º Filme: AVATAR (Avatar, EUA, 2009) – FICÇÃO CIENTÍFICA

Sinopse: Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra um ambiente repleto de diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos e uma ligação misteriosa com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua socialização na civilização alienígena.

O simples fato de ser o primeiro filme dirigido por James Cameron após Titanic, já me faria ir correndo aos cinemas. No entanto o que mais me impressionou, antes mesmo do filme estrear, era a propaganda maciça (boca em boca) de que este seria um filme revolucionário, pois nele foi empregado tecnologia 3D de última geração, sendo que cada pedra, planta e animais existentes no filme foram criados por computação gráfica. Ou seja, um mundo totalmente novo, inteiramente feito por computação gráfica.

Outro motivo que me fez ir correndo aos cinemas foi o fato de que aqui na minha cidade (Maringá/PR) foi lançada as salas 3D, inexistentes até o momento do lançamento do filme Avatar. Então vamos eu, minha amiga Thaís e a irmã dela Paula ao cinema, ficamos bem no começo da fila, mas ao olhar pra trás via-se a extensão enorme dela. Todos querendo ver o filme revolucionário de James Cameron.

Confesso que aproveitei cada segundo do filme, cada sensação nova que esta obra me proporcionou. Fiquei MARAVILHADO com a tecnologia 3D, pois nunca tinha visto um filme neste formato. Não parecia que estava vendo um filme e sim presenciando ele de uma janela, sendo que em algumas cenas parece que estamos dentro dele. Cada detalhe do filme é magnífico. Tiro meu chapéu para James Cameron, ele está de parabéns, conseguiu superar todas as minhas expectativas. Que venham os Oscar’s.


2º Filme: ARDIDA COMO PIMENTA (Calamity Jane, EUA, 1953) – MUSICAL

Sinopse: Doris Day e Howard Keel se estranham, brigam e depois se apaixonam como Calamity Jane e Wild Bill Hickok nesse adorável filme. No início Calmity está muito ocupada lutando contra índios e manejando um chicote para se preocupar com vestidos e perfumes como todas as outra mulheres. E Wild Bill também anda ocupado tentando conquistar uma delicada garota (Allyn McLerie) para falar algo sobre a impetuosa Jane. Mas as coisas mudam nessa rotina, quando um começa a ser alvo do amor do outro. É um glorioso Western, com muita dança e a bela e contagiante trilha sonora composta pelos vencedores da Academia Sammy Fain e Paul Francis Webster, que ganharam seu primeiro Oscar pela clássica canção (e grande sucesso nos anos 50) Secret Love.

Este filme foi um achado para mim. Indicação de um amigo (na verdade ele nem chegou a ver ainda, mas pediu para gravar pra ele), foi assim que descobri esse delicioso filme. Muito divertida, Dóris Day está incrível no papel de Camity Jane, uma mulher geniosa que pouco se parece com uma mulher na verdade. Rodeada de homens, a vida de Calamity se resume a enfrentar índios e disparar sua arma toda vez que sua honra é posta em dúvida. Sua vida muda quando por pressão dos homens da cidade onde mora, ela precisa buscar uma atriz da cidade grande para se apresentar no teatro de sua cidade.

Me diverti muito com esse filme e as canções então, lindas por sinal.

Abraços a todos e mais uma vez, Feliz 2010 :)

domingo, 13 de dezembro de 2009

AUSENTE, MAS NÃO INEXISTENTE: vários filmes comentados

Olá pessoal

Quanto tempo. Apesar da minha total falta de dedicação ao Tomada 7 não pensem que eu não estava morrendo de saudade. Pode-se dizer que estou sofrendo o mal de todas as pessoas no mundo: FALTA DE TEMPO. Mas isto não é um motivo plausível, já que quando a gente gosta de alguma coisa é um prazer arrumar tempo para se dedicar a ela. Mas um fato curioso vem me atormentando: eu gosto tanto de filme, mas estou assistindo tão pouco. Mistério!!!!

Mas enfim, neste tempo consegui conferir e rever alguns ótimos filmes e outros nem tanto, mas mesmo assim bons. Vou comentar filmes que vi no cinema, filmes que comprei o DVD e filmes que me foram emprestados. Não gosto de dar notas, mas mesmo assim resolvi classificá-los dessa forma.

Estou ansioso para ler seus comentários. É sempre bom discutir opiniões.

Segue abaixo os filmes:

TITANIC (Titanic, EUA, 1997) – Drama/Romance

Sinopse: Todo mundo conhece a história (rsrs), mas vai ela ai mesmo assim. Um jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante (Caledon Hockley), com quem vive um amor proibido. Mas a história de amor se transforma em tragédia quando o gigantesco navio se choca com um iceberg.

Eu adoro Titanic, pois foi o primeiro filme que vi no cinema. Tudo me encantou: as imagens, a riqueza dos detalhes, o som, os atores, a história em si, etc. Titanic para mim é inesquecível, tanto é que adquiri o DVD e ele já esta na minha coleção.

Nota:10,0

A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO (The Hand that Rocks the Cradle, EUA, 1992) - Suspense

Sinopse: Claire Bartel (Annabella Sciorra) e Michael (Matt McCoy), seu marido, estão cansados de procurar uma babá. Até que Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) se candidata ao emprego. Elegante, educada e dedicada, ela é simplesmente perfeita. Ela toma conta do bebê como se fosse seu e logo conquista o coração de todos da família. Com o tempo, no entanto, Peyton começa a se comportar estranhamente e parece querer assumir o lugar de Claire que, desconfiada, resolve investigar o passado de Peyton, sem saber que na verdade está nas mãos de uma mulher perigosa e obcecada em se vingar da morte do seu marido, um ginecologista que cometeu suicídio quando foi acusado de ter molestado cinco de suas clientes. Este fato fez Peyton Flanders, que não é seu verdadeiro nome, perder o bebê que estava esperando.

Confesso que eu esperava mais desse filme. Antes de conhecer a história eu imaginava que se tratava de algo sobrenatural a tal mão que balança o berço, porém a tal mão é a da babá psicopata, mas mesmo assim é um ótimo filme de suspense. Destaca-se a atuação magnífica da Rebecca De Mornay que concorreu ao Oscar por este filme.

Nota: 8,5

A ÓRFÃ (Orphan, Canadá/França/EUA, 2009) – Terror/Suspense

Sinopse: Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois se encantam pela pequena Esther (Isabelle Fuhrman) de nove anos e optam rapidamente por sua adoção. O que eles não sabiam é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina que passa a se tornar, dia após dia, mais misteriosa. Intrigada, Kate desconfia que Esther não é quem aparenta ser, mas devido ao seu passado de alcoolismo tem dificuldades de provar sua teoria.

Um ótimo filme de terror/suspense que me surpreendeu principalmente pelo desfecho da história que achei muito original. De início achei que se parecia com outro filme que vi há um tempo atrás (Corrente do Mal), mas não tem nada haver. Este é cem vezes superior. Algumas cenas são até chocantes e inimagináveis. Aconselho muito as pessoas a conferirem.

Nota: 8,0

LENINGRADO (Leningrad, Rússia/Reino Unido, 2009) - Drama

Sinopse: Kate Davis (Mira Sorvino), uma jovem jornalista inglesa, é enviada a trabalho para Leningrado. A Segunda Guerra Mundial está no seu auge, os nazistas já dominam metade da Europa e parte de Rússia, mas falham em Leningrado. Ao perceber que não conseguiria tomar a cidade à força, Hitler monta uma estratégia extremamente desumana. Cerca Leningrado, bloqueando o acesso de mantimentos, com o objetivo de matar de fome mais de três milhões de pessoas. Em meio a este cerco do horror, Kate e a população local, precisam tentar de todas as maneiras sobreviver e não sucumbir à fome e ao domínio do nazismo, na batalha mais cruel da Segunda Guerra Mundial.

Filmes de guerra existem aos montes. Este ano então, vi vários. Mas este se destaca por narrar a Segunda Guerra de um ponto de vista que nunca tinha visto, a dos soviéticos. Um bom filme, com boa fotografia, um enredo interessante e atores igualmente bons. Mas senti que faltou alguma coisa, apesar de ter gostado muito. Uma história comovente.

Nota: 7,5

LUA NOVA (The Twilight Saga: New Moon, EUA, 2009) - Romance

Sinopse: Um incidente na festa de aniversário de Isabella "Bella" Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada e deprimida, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.

Este segundo filme da saga Crepúsculo é superior em termos técnicos que o primeiro, no entanto, não sei se pelo fato de ter ligo o livro antes, a história me pareceu cansativa. Mas mesmo assim um bom filme, que consegue agradar fãs e não fãs dos vampiros bonzinhos.

Nota: 7,0

2012 (2012, EUA/Canadá) – Aventura/Ficção Científica

Sinopse: Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta. Assim começa a corrida pela sobrevivência.

Adoro filmes catástrofes. E por ser do mesmo diretor de O Dia Depois de Amanhã eu esperava muito desse filme. Mas enfim, o filme me estressou (rsrs). Sai da sala do cinema tenso e exausto. Os efeitos de CG são maravilhosos, mas a história é absurda demais, e os personagens escapam de cada coisa que até Deus duvida. Sei lá... É um filme controverso.

Nota: 6,0

Ficam ai as dicas de filme, abraços :)