domingo, 25 de outubro de 2009

DISTRITO 9, QUARENTENA e A PROPOSTA: cada um agrada no seu estilo.

Olá

Na última semana eu consegui assistir boas obras cinematográficas, cada uma de um estilo diferente. Tem “Distrito 9” para aqueles que amam ficção científica, “Quarentena” para os cinéfilos que adoram thrillers de terror (como eu) e o último filme a ser mencionado é “A Proposta”, uma ótima comédia romântica que une bom roteiro com o carisma dos atores Sandra Bullock e Ryan Reynolds.

1º filme: DISTRITO 9 (District 9, EUA/Nova Zelândia, 2009) – Ficção Científica

Sinopse: Por problemas técnicos, uma nave alienígena chega à Terra e traz consigo centenas de refugiados extra-terrestres que são instalados em uma área de Joanesburgo, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. Mas com o passar de duas décadas, o Distrito 9 se expande de uma maneira descontrolada, tornando-se um lugar marginalizado e com condições péssimas de saneamento e habitação. Dessa forma, o governo resolve agir e contrata a MNU, uma empresa que tenta controlar os alienígenas, forçando-os a se retirarem para campos de concentração. No entanto, um funcionário da MNU é contaminado, tornando-se um ser híbrido (com DNA humano misturado ao alienígena) capaz de manusear as armas alienígenas.

Este ótimo filme de baixo orçamento vem gerando grande polêmica, principalmente na África, pois os acontecimentos retratados no filme estão sendo comparados ao período do Apartheid, um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. É mais ou menos o que acontece com os alienígenas, pois suas vontades e necessidades em nenhum momento são levadas em conta, de forma que são tratados pelos humanos como seres inferiores e de baixo intelecto, ficando isolados na grande favela de Joanesburgo.

O filme aborda o racismo e o preconceito de forma explícita, exigindo do expectador um senso crítico inigualável no que diz respeito a comparação com outras formas de preconceitos e discriminações. O ser humano é de fato um ser preconceituoso. Em toda a história da humanidade nos deparamos com períodos em que povos ou pessoas foram descriminados, tanto por sua cor de pele, como por suas origens, como os negros e os índios na época da escravidão e os judeus durante a Segunda Guerra.

No começo o filme mais parece um documentário, mostrando entrevistas com pessoas que comentam a “invasão” alienígena e como este fato foi tratado pela comunidade internacional. O filme tem uma abordagem política/social muito forte, mas é sem dúvida um filme de ficção científica, pois está repleto de elementos do gênero: seres extraterrestres, armas a laser, robôs e naves espaciais.

Mas o mais importante é que “Distrito 9” nos faz refletir: o que realmente aconteceria caso acontecesse um evento semelhante na Terra? Não sei, mas acredito que seria muito parecido com o que é apresentado no longa.

2º filme: QUARENTENA (Quarantine, EUA, 2008) - Terror

Sinopse: Uma repórter de TV e seu cameramam são designados a passar a noite na central do corpo de bombeiros de Los Angeles. É quando vem uma chamada, e eles seguem para um prédio no subúrbio. Logo descobrem que uma moradora foi infectada por um vírus desconhecido. Outros residentes também sofrem ataques, e assim as pessoas entram em pânico. Todos começam a fugir e a polícia e o corpo de bombeiros colocam o prédio em quarentena - mesmo sabendo que ainda há pessoas lá. A única evidência do que está acontecendo fica gravada no equipamento de filmagem que foi deixado la dentro.

Pode-se dizer que o cinema hollywoodiano está ávido por filmes estrangeiros que primam pela originalidade, principalmente filmes de terror. Não é a toa, que já temos diversas refilmagens de filmes coreanos e japoneses, como “O Chamado” e “O Grito”. Agora, mais recentemente, por causa do grande sucesso de “REC” um filme espanhol, já era de se esperar ter uma refilmagem no melhor/pior estilo hollywoodiano. Mas não é que deu certo e o filme ficou muito bom, pelos menos de certa forma.

A proposta do original foi mantida: explorar um clima de documentário, estilo A Bruxa de Blair. No entanto, a personagem vivida por Jennifer Carpenter, ao contrário da personagem de Manuela Velasco no original, sofreu algumas mudanças importantes que diminuem a essência de “Quarentena”. Em “REC”, a intrépida repórter busca constantemente narrar o ocorrido no prédio, de forma a ignorar o perigo, pois seu objetivo principal é ter uma ótima matéria, tanto é que ela fala toda hora: “Você está filmando isso Pablo?”. Já em “Quarentena” o senso jornalístico da repórter diminuiu, ela também tem uma postura mais ativa no sentido de ajudar aos outros dentro do edifício.

Mas apesar das mudanças, “Quarentena” conseguiu me agradar da mesma forma que “REC” me agradou, os dois são ótimos filmes, mas claro, se fosse para escolher um ou outro, sem dúvida em ficaria com a originalidade e o realismo de “REC” que está prestes a ganhar uma seqüência.

3º filme: A PROPOSTA ( The Proposal, EUA, 2009) – COMÉDIA ROMÂNTICA

Sinopse: Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma uma chefe dominadora que, de repente, se vê em vias de ser deportada para o Canadá. É quando lhe surge a idéia de propor casamento ao seu assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds) e assim conseguir um visto de permanência nos Estados Unidos.

Eu achei o filme muito engraçado, pois o simples fato de uma chefe linha dura em que todos a odeiam no escritório, resolve mentir dizendo que está noiva de seu assistente pessoal, que também não suporta sua arrogância e prepotência, já é no mínimo incomum e hilariante. Mas as cenas mais engraçadas ocorrem na cidade natal de Andrew que fica no Alasca, é La que Margaret conhece a família dele e assim começa a surgir um sentimento verdadeiro entre os dois. Não vou dizer como acaba o filme, mas é óbvio, todas comédia românticas são bastante previsíveis.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DICAS DE FILMES: um ótimo e um que é uma bomba!!!

Olá

Hoje vou comentar dois dos últimos filmes que vi. O primeiro é maravilhoso e RECOMENDO muito (um filme de grande sensibilidade que conseguiu me emocionar) já o segundo estou comentando apenas para avisar que o filme não presta (que maldade), mas o filme é ruim mesmo e olha que gosto de filmes de terror/suspense, até mesmo aqueles com histórias mais bobinhas e óbvias, como “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”. Enfim, um filme ótimo e outro que é uma bomba!!!!!

1ª Filme: A PARTIDA (Okuribito, Japão, 2008) – DRAMA
Sinopse: Um violoncelista retorna à sua cidade-natal, após a orquestra em que tocava ser dissolvida. Lá ele passa a trabalhar como agente de funerária, cargo o qual passa a ter muito orgulho apesar das críticas que recebe.

Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um violoncelista de muito talento, no entanto o trabalho de músico não remunera bem e para piorar a situação, a orquestra do qual ele fazia parte e dissolvida, forçando Kobayashi a procurar outras formas de sustentar ele e sua esposa.

A única solução que Kobayashi pensa é voltar para o interior onde sua falecida mãe lhe deixou uma casa de herança, casa no qual ele viveu a infância. A esposa aceita, logo os dois partem para o interior. Lendo os classificados do jornal, Kobayashi se interessa por um anúncio de emprego em que se paga bem e os horários são flexíveis. Os detalhes do anúncio diz que é uma empresa que ajuda as pessoas a partir, assim ele vai fazer a entrevista imaginando ser uma empresa de viagens, no entanto ele se surpreende ao saber que o emprego é para preparar os mortos em uma cerimônia tradicional do país.

Como o pagamento é muito bom, Kobayashi aceita, mesmo sofrendo preconceito das demais pessoas, tanto da sociedade quanto de conhecidos e familiares.

O filme trata da morte de uma maneira muito sutil e bela em algumas cenas. Não que morrer seja legal, mas o respeito que eles têm pelos mortos é que é bonito. A cerimônia de preparação e partida é muito bela, nela o corpo do morto é lavado, depois é vestido e até passa-se maquiagem, depois os familiares se despedem.

ÓTIMO filme. Uma bela surpresa, pois estava com um pé atrás por ser um filme oriental. Normalmente se vê filmes de luta ou filmes de época, neste não, a história é atual e emocionante, chega a ser até cômica em alguns momentos. Um elenco formidável e um roteiro igualmente ótimo.

PS: Vale frisar, para quem não sabe ou esqueceu, este filme foi o ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano.

2º Filme: COLINAS DE SANGUE (The Hills Run Red, EUA, 2009) - TERROR

Sinopse: O filme retrata a pesquisa de um jovem amante do cinema que começa a investigar um clássico filme de assassinato, filme este que foi censurado na época de seu lançamento por conter cenas fortes de sadismo e morte. Pouco se sabe sobre o filme e seus atores. A estrela do filme, um deformado assassino, denominado Baby Face não cansa de matar cada vez mais vítimas.

O filme começa interessante, pois um grupo de jovens resolvem gravar um documentário a respeito de um misterioso filme de terror dos anos 80, que pouquíssimas pessoas viram e que não existe nenhuma cópia. A única pista está na filha do diretor, Alexa (Sophie Monk) que atuou no filme quando era criança, mas que pouco se lembra das filmagens. Acompanhados por Alexa o grupo retorna a remota locação do filme, porém lá eles descobrem que o filme ainda esta sendo rodado e que eles serão as próximas vítimas.

O filme se perde conforme os acontecimentos centrais para a compreensão da história são revelados. Mostrar pessoas sendo mortas de forma cruel não assusta mais, pelo menos não me assusta. Até mesmo “Jogos Mortais” não me assusta. Está na hora de alguém reinventar o cinema de terror.

NÃO SE FAZEM MAIS FILMES DE TERROR COMO ANTIGAMENTE.

Fica aí a dica: NÃO ASSISTAM “COLINAS DE SANGUE”.


Abraços a todos e até mais.